Home / Coragem / A importância da musculação para idosos

A importância da musculação para idosos

Praticar esportes é fundamental para manter o corpo e a mente saudáveis. Isso serve para qualquer idade, e a musculação para idosos tem sido cada vez mais debatida e procurada.

A prática desses exercícios na terceira idade já despertou muitas dúvidas: será que pode? Será que eu consigo? Não vai fazer mal? Mas  a verdade é que muitos especialistas – tanto da saúde quanto da educação física – defendem que a musculação pode ser praticada por qualquer pessoa.

É claro que é necessário respeitar e entender os limites do corpo, inclusive aqueles impostos pela idade. Mas nada impede que um treino de musculação seja devidamente adaptado para idosos.

Veja quais são os benefícios da musculação para idosos

Há alguns anos entramos em uma (boa) onda em que as pessoas buscam cada vez mais por práticas saudáveis, seja na alimentação equilibrada ou na prática de exercícios físicos frequentes.

Quando pensamos em saúde e bem-estar, no entanto, imediatamente vemos pessoas jovens, de corpos malhados em uma linda praia. Mas a verdade é que manter uma rotina equilibrada é bom para todas as idades, e necessário para todas as pessoas.

E é nesse cenário que podemos incluir a musculação para idosos como uma alternativa incrível para que aquelas pessoas com a idade mais avançada também encontrem um jeito de buscar força e resistência física.

Calma! Não estamos falando de senhores e senhoras com corpo muito malhado e praticando fisiculturismo – embora isso seja possível para qualquer pessoa também – mas sim da musculação enquanto exercício diário, para buscar mais saúde e uma vida mais plena.

  • Osteoporose:

É na terceira idade que os ossos começam a reclamar de tudo o que passaram durante a vida, e surgem problemas como a osteoporose. O avanço dessa doença pode trazer sérias limitações, mas é absolutamente possível conter e prevenir isso com a prática de exercícios físicos.

Esses exercícios estimulam a massa óssea, e podem ajudar a combater a osteoporose, que é, justamente, a perda dessa massa. Em alguns casos, pode acontecer até mesmo a regressão do caso.

  • Articulações e ligamentos:

Também é comum ver pessoas mais velhas reclamando de dores e travas em articulações, ligamentos e tendões. Pois é possível estimular e fortalecer todos esses pontos com exercícios específicos de musculação para idosos.

  • Coordenação motora:

A perda da coordenação motora pode trazer sérias consequências, mas com a prática frequente de exercícios os idosos conseguem manter o equilíbrio e a coordenação em dia.

Cuidados a serem tomados: pontos de atenção na musculação para idosos

Para que os resultados sejam como desejado, é importante que os idosos passem por uma devida avaliação médica e física, e tenham um treino montado especificamente para cada caso.

Essa orientação se estende a pessoas de todas as idades, que devem prestar atenção e pedir a devida orientação aos profissionais qualificados antes de começar a praticar qualquer tipo de esporte ou exercício.

Em alguns casos, pode ser que o médico solicite ao idoso alguns exames clínicos ou laboratoriais antes de liberar para fazer musculação. Mas não se preocupe: faça tudo conforme indicado, e aguarde o laudo para começar as aulas.

  • Mente sã e corpo em equilíbrio:

Não podemos esquecer de comentar que a musculação para idosos também pode se tornar um hobby, mantendo a mente completamente sã e desperta. Além disso, acontecem vários benefícios físicos, conforme já citamos, e outros mais, como o controle da glicose no corpo, o que diminui as chances de diabetes.

Para excelentes resultados em musculação para idosos, busque uma academia adequada, e acesse o site: https://www.pratiquefitness.com.br/modalidades/ para ter mais informações. Você vai se surpreender ao descobrir que bem-estar e cuidados com o corpo não tem idade para começar.

Sobre Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *