Home / Saudável / Treino de musculação: disciplina e dedicação podem te levar aos melhores resultados

Treino de musculação: disciplina e dedicação podem te levar aos melhores resultados

Quem decide fazer um treino de musculação deve começar conhecendo muito bem o seu corpo e os seus limites. Existem inúmeros treinos, e cada organismo reage diferente.

Para obter bons resultados, acima de tudo com muita segurança, você deve contar com uma boa orientação para realizar a sua musculação em treino.

Se você pesquisar sobre treino de musculação, vai encontrar muitas coisas, mas nem todo conteúdo é realmente válido. Preparamos um material especial para lhe ajudar a entender a importância desses exercícios para a sua saúde e bem-estar.

Descubra como fazer o seu treino de musculação render mais

Montar um treino de musculação que seja eficiente e funcional exige muita atenção e cuidado. Questões como: tempo de treinamento, carga e frequência devem ser pensadas sempre levando em consideração a sua saúde.

A musculação é amplamente indicada por profissionais e médicos que querem incentivar as pessoas a abandonarem o sedentarismo. Graças a sua versatilidade, ela pode ser praticada por praticamente todas as pessoas, mudando, claro, o ritmo e a intensidade do treino.

4 dicas valiosas para montar um treino de musculação

Não existe nenhuma fórmula mágica para conquistar o físico e a resistência que você almeja. O segredo é mesmo dedicar tempo e disciplina ao seu treino de musculação. E trouxemos algumas dicas para te ajudar.

  1. Frequência:

Não adianta treinar esporadicamente na esperança de ter bons resultados. Você precisa seguir um cronograma que mantenha certa frequência. O ideal é que treine ao menos 3 vezes na semana, tendo pelo menos 1 dia para descanso, que é quando o seu corpo se regenera.

É importante que você alterne os grupos musculares nos dias de treino, porque eles precisam de 48 horas para se recuperar completamente das lesões causadas pelo treino – e é justamente nesse momento que eles crescem e tonificam.

  1. Séries e repetições:

Com um orientador físico você conseguirá definir quais são as quantidades de séries e repetições que melhor se encaixam ao seu objetivo e a sua condição física. De modo geral, as pessoas começam com três séries, e vão adaptando gradativamente.

  1. Pausa entre os exercícios:

A cada série, faça pausas de 30 a 90 segundos para recuperar o fôlego. Evite parar os exercícios no meio das séries, lembre-se que a meta é, justamente, se superar, então aguente um pouco mais até chegar ao final.

  1. Use pesos livres e aparelhos:

Você pode montar um treino que combine tanto o uso de pesos livres quanto o uso de aparelhos de musculação. Assim você torna ao treino de musculação mais dinâmico.

Não ignore o aquecimento na hora de praticar exercícios físicos

Um dos pontos de atenção quando começar o seu treino de musculação é jamais pular a fase de aquecimento. Isso é essencial para fazer com que o fluxo sanguíneo comece a agir com mais intensidade.

Esse ponto é importante porque ajuda a prevenir lesões e diminui as dores do corpo. Quem pratica exercícios sem fazer nenhum tipo de aquecimento prévio sofre muito mais no pós-treino, além de correr mais riscos.

O aquecimento deve ser feito com exercícios mais leves e rápidos, ou ainda com aparelhos aeróbicos como esteira e bicicleta. Ele não precisa ser intenso a ponto de te deixar esgotado, mas precisa dar uma aquecida no corpo.

  • Escolhendo a academia:

Tudo isso deve ser considerado na hora de montar o seu treino de musculação. E com certeza você não pode deixar de escolher uma academia realmente boa, em que tenha o suporte necessário e aparelhos de qualidade.

Por isso, olhe o site da Pratique Fitness – https://www.pratiquefitness.com.br/modalidades/ – que poderá lhe ajudar a montar o seu treino de musculação de modo que você alcance todos os objetivos almejados.

Sobre Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *